3 Erros que Está a Cometer no Tratamento das Suas Alergias
Muitas vezes, quem sofre de alergias culpa o pólen ou o pó do ambiente pelos espirros e desconfortos. Mas se estes alergénios fossem realmente a causa principal, todos seríamos afetados da mesma forma quando estamos expostos a eles. De facto, respiramos todos o mesmo ar, mas apenas alguns desenvolvem alergias. Isto salienta a necessidade de uma perspetiva “de dentro para fora”: em vez de tentarmos apenas alterar o ambiente, devemos também melhorar a forma como o nosso corpo se regula. Quando os sistemas internos, sobretudo o sistema nervoso, funcionam em harmonia, fica muito mais fácil lidar com os desencadeantes diários. A seguir, apresentamos três erros comuns que as pessoas cometem ao tratar as suas alergias — e como os cuidados quiropráticos podem ajudar.
Uma resposta imunitária eficaz depende de uma comunicação clara entre o cérebro e o resto do corpo. O SNC funciona como o “centro de comando” do organismo, coordenando desde a respiração até à regulação do sistema imunitário.
Quando as vértebras se desalinharem (frequentemente chamado de “subluxação”), os sinais nervosos podem ficar comprometidos. Isto pode prejudicar o bom funcionamento imunitário.
Estudos científicos apontam que ajustes vertebrais podem melhorar a coordenação entre o sistema nervoso e o sistema imunitário.
Existe um conjunto significativo de evidências que descreve como a melhoria do alinhamento da coluna pode potenciar a saúde global, influenciando positivamente a função nervosa (1,2,3,4).
Ao receber ajustamentos quiropráticos regulares, está a garantir que o SNC fica livre de interferências, optimizando a capacidade do corpo de lidar com alergénios.
Fármacos como anti-histamínicos ou sprays nasais até podem aliviar os sintomas numa fase inicial, mas raramente tratam as causas mais profundas do problema.
Embora não haja mal em utilizá-los para controlar sintomas agudos, depender apenas deles pode originar um ciclo contínuo de utilização, sem resolvermos efetivamente as falhas de regulação ou disfunções nervosas associadas.
Uma abordagem mais holística poderá incluir a análise de fatores ambientais, associada a mudanças no estilo de vida, cuidados quiropráticos e uma nutrição adequada. Com a coluna devidamente alinhada, as vias inflamatórias podem ser mais bem reguladas, ajudando-o(a) a responder de forma mais eficaz aos alergénios.
É fácil culpar os alergénios, mas hábitos como stresse crónico, má qualidade de sono e alimentação rica em processados podem agravar a inflamação, tornando-o(a) mais vulnerável durante as estações propícias a alergias. Se o corpo já está “sob alerta”, qualquer pequena exposição ao pólen ou pó pode desencadear sintomas.
Os cuidados quiropráticos podem ajudar ao diminuir os efeitos do stresse diário sobre o seu sistema nervoso. Quando o SNC funciona de forma ideal, costuma haver maior resiliência face aos desafios diários. Junte a isso exercício regular, refeições equilibradas e hidratação adequada, e terá um organismo menos reativo.
As alergias não têm de ditar a sua rotina. Ao encará-las “de dentro para fora”— reconhecendo a importância da regulação interna do corpo em conjunto com os fatores externos—é possível reforçar o seu sistema de defesa. Tal como salientado pelos estudos, uma coluna bem ajustada e um estilo de vida equilibrado podem ser aliados fundamentais para manter as alergias sob controlo.
1 Cervical spine manipulation alters sensorimotor integration: A somatosensory evoked potential study. Clin Neurophysiol. 2007;118(2):391-402.
2 Transient modulation of intracortical inhibition following spinal manipulation. Chiropr J Aust. 2007;37(3):106-16.
3 Neurophysiological effects of spinal manipulation. Spine J. 2002;2(5):357-71.
4 Neurologic Effects of the Adjustment. J Manipulative Physiol Ther. 2000;23(2):112-4.